unnamed
fachada_oficial
top2
Faça seu Agendamento!

Crosslinking no tratamento da córnea

Crosslinking no tratamento da córnea

O crosslinking da córnea é um tratamento cirúrgico desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência da córnea, aumentando sua estabilidade. O objetivo é minimizar a progressão do ceratocone e com isso retardar ou até mesmo evitar um futuro transplante de córnea. O procedimento está indicado para pacientes portadores das chamadas ectasias corneanas, como ceratocone e degeneraçao marginal pelúcida.

Neste procedimento , após preparação prévia , o epiélio corneano será removido e então o médico instila sobre a mesma uma substância chamada riboflavina (uma vitamina B) . Uma vez saturado com riboflavina , a córnea sofre irradiação com luz ultravioleta (UV) por cerca de 30 minutos . Este tratamento enrijece as fibras colágenas da córnea , uma vez que novas pontes de ligação entre as fibras são criadas , ocorrendo um fortalecimento das fibras de colágeno , que conferem sustentação a córnea . Com o aumento da resistência corneana, diminui-se a elasticidade da córnea e com isso, reduz-se a chance de progressão da deformidade corneana , responsável pelas alterações visuais do paciente.

Entretanto, é necessário um detalhada avaliação para se identificar os pacientes que apresentarão maior benefício com o tratamento. Os maiores beneficiários são geralmente os pacientes que apresentam estágios leves a moderados da doença . A seleção dos pacientes será feita por meio de avaliações topográficas da córnea e conforme a acuidade visual do paciente .

Deixe uma resposta