unnamed
fachada_oficial
top2
Faça seu Agendamento!

Especialista em oftalmologia alerta para os riscos da má  higienização de óculos e lentes de contato

Especialista em oftalmologia alerta para os riscos da má higienização de óculos e lentes de contato

 

No Brasil, milhares de pessoas usam óculos e lentes de contato, porém, o que a maior parte desses usuários não sabem, é que, a má higienização desses objetos podem trazer sérios riscos para a saúde dos olhos. E os problemas não param por aí, lentes embaçadas, armações tortas que não se encaixam adequadamente no rosto também podem desencadear uma série de problemas à saúde, como por exemplo, fortes dores de cabeça.

Diferente dos óculos, a lente de contato requer uma higienização  minuciosa e cuidados especiais, pois essa está em contato direto com a córnea que é a grande responsável pela nitidez dos olhos.

A especialista em oftalmologia, Dra. Christiana V. Rebello Hilgert, explica que a forma incorreta de higienizar as lentes pode trazer sérios riscos aos olhos. “Se nós não higienizarmos corretamente a lente, isso pode alterar a oxigenação da córnea, úlcera de córnea e causar infecções, portanto, a higienização deve ser constante, diária e sem preguiça.”

Além de destacar os riscos da má higienização, a doutora também dá dicas importantes de como deve ser feito a limpeza das lentes de contato. “O primeiro passo é sempre lavar as mãos para manter as lentes limpas e os olhos longe de infecções e usar os produtos específicos para cada lente.

Em relação à higienização dos óculos, a médica orienta a sempre lavar com sabão neutro, água corrente e depois de limpos, secá-los com um lenço de papel. A especialista adverte ao mau hábito que as pessoas têm de limpar os óculos com a aba da camisa e alerta, que isso é um procedimento errado, pois o pó concentrado na lente pode comprometer a qualidade da visão, além de arranhar a própria lente.

A armação dos óculos também pode trazer riscos à saúde ocular, principalmente se a mesma não for trocada durante um determinado tempo de uso. “Trocar as armações dos óculos é importante, pois isso ajuda a evitar oxidações, aderir impurezas e o acúmulo de sujeira na área dos olhos”, finaliza a médica.

Elizeu Ribeiro

Deixe uma resposta