unnamed
fachada_oficial
top2
Faça seu Agendamento!

Dicas de como limpar os olhos do bebê

Dicas de como limpar os olhos do bebê

 

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gazes ou pano limpo  molhado em água filtrada e fervida. Realize movimentos delicados sem apertar os olhos.

Por que?
Os olhos do bebê são protegidos pelas pálpebras e cílios. No entanto, os olhos são mais sensíveis quando comparados aos adultos.

As glândulas lacrimais dos bebês produzem mais fluido lacrimal do que adolescentes e adultos. A presença disto traz benefícios para proteger a saúde da criança. Além disto, há a presença de mucina. Esta é fundamental para a lubrificação do olho. Em bebês a produção desse muco é maior.

E as “casquinhas”?
Quando os resíduos do fluido lacrimal secam aparecem ”casquinhas” que grudam nas pálpebras e cílios. Por isto, há acúmulo de secreções que junto com poluentes, irritações oculares, levam aos olhos a estarem mais próximos de infecções.

Como fazer?
A higiene pode ser realizada umedecendo um algodão em água morna e passando da pálpebra em direção aos cílios. Trocar o algodão antes de limpar o outro olho. Para retirar a secreção que forma no cantinho do olho, pode-se usar gazes dobrado ao meio também umedecido com água morna. Em casos de obstrução de vias lágrimas, além da higiene recomenda-se associar massagem e drenagem da secreção acumulada.

Evite
Agua boricada. Ela quando usada, pode irritar a região ocular.
Uso de remédios caseiros como chá de rosas ou de camomila
Colírio. Este é um medicamento e não deve ser usado sem prescrição médica.

Deixe uma resposta