Ceratocone

CERATOCONE

O QUE É CERATOCONE

O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, a principal e mais potente lente do olho.

Nesta condição, a córnea apresenta estrutura mais flexível e por isto se deforma, tomando um formato mais encurvado, numa forma que se assemelha a um cone, por isto este nome: cerato (que significa córnea) cone, ou seja, a córnea com formato cônico.

(Ative o áudio em Português clicando em CC na base do vídeo)

Veja no vídeo ao lado uma animação

de como fica a aparência da córnea

em um olho com ceratocone.

O QUE CAUSA CERATOCONE

Não se sabe exatamente porque algumas pessoas desenvolvem o ceratocone.

Alguns casos têm origem genética, sendo mais frequente em algumas famílias. Cerca de um em dez indivíduos tem algum parente com a mesma doença. Entretanto, na maior parte dos casos não é possível identificar parentes diagnosticados com esta doença.

A alergia ocular e o ato de coçar os olhos têm sido considerados fatores determinantes para o aparecimento e a progressão do ceratocone. Ele pode aparecer ainda na infância, mas geralmente se inicia na adolescência.

Os sintomas visuais podem piorar progressivamente por um período de aproximadamente 10 a 20 anos.

cocar-olho

SINTOMAS DO CERATOCONE

É comum o ceratocone afetar ambos os olhos, o que pode
levar 
a uma grande diferença de visão entre eles.
Os sintomas podem diferir entre os dois olhos e podem mudar
com o passar do tempo.

Nos estágios iniciais, sintomas podem incluir:

  • – Visão levemente borrada

  • – Leve distorção da visão

  • – Sensibilidade aumentada à luz e brilho

Em estágios mais avançados, pode levar a sintomas como:

– Borramento mais acentuado da visão

– Visão dupla

– Fotofobia ou intolerância à luz

– Dificuldade com a visão noturna, visualização de halos luminosos quando olhando para faróis ou luzes.

– Aumento do astigmatismo (quando o olho não consegue focar como deveria) e você pode precisar mudar a receita dos óculos com mais frequência.

– Dificuldade em enxergar bem mesmo com seus óculos.

– Dificuldade em usar lentes de contato convencionais, elas podem não encaixar corretamente ou serem desconfortáveis e haver necessidade de uso de lentes especiais para córneas com ceratocone.


O ceratocone geralmente leva anos para evoluir do estágio inicial para o avançado. Porém, em alguns casos a piora pode ser mais rápida. Em casos mais severos, em que a córnea se torna extremamente fina, algumas camadas podem se romper, levando a opacidades e cicatrizes, com piora da visão.

Córnea Com Ceratocone x Córnea Sem Ceratocone

Ceratocone-comparativo-cornea

DIAGNÓSTICO DO CERATOCONE

O ceratocone pode ser diagnosticado em exames oftalmológicos de rotina. O oftalmologista vai verificar sua visão, examinar sua córnea, medir sua curvatura e levantar a suspeita de ceratocone.

 

A confirmação do diagnóstico e acompanhamento da evolução da doença é dado por exames especializados que mapeiam a superfície da sua córnea como a Ceratoscopia Computadorizada (topógrafo de córnea) ou usando aparelhos mais sofisticados como o Pentacam, que, além da avaliação da topografia e seu relevo, realiza uma tomografia de córnea, dando detalhes da espessura e curvatura em cada ponto. Estas imagens serão de grande valia no diagnóstico e acompanhamento do ceratocone.

TRATAMENTO DO CERATOCONE

Se os exames detectarem uma progressão do ceratocone existe a indicação da realização do Crosslinking do Colágeno, procedimento descrito na Suíça há pouco mais de uma década e que se difundiu rapidamente no mundo devido a sua eficiência em conter a progressão da doença na grande maioria dos pacientes.

Este procedimento consiste na aplicação de vitamina B2 na córnea, após remoção da sua camada mais superficial (o epitélio), seguida do uso de uma luz ultravioleta especial, trabalhando juntos para enrijecer a córnea, diminuindo sua flexibilidade e evitando que a deformação do ceratocone progrida. Isto ajuda a deixar sua córnea mais plana e enrijecida, impedindo o aumento da curvatura e suas consequências sobre a visão.

(Ative a legenda em Português clicando em CC na base do vídeo)

Existem modalidades diferentes de crosslinling, indicadas de acordo com critérios clínicos do especialista em córnea.

 

  • Convencional: o procedimento é mais prolongado, em torno de uma hora.

 

  • Acelerado: duração de cerca de 15 minutos, com menos tempo de ultravioleta com maior radiação, menor chance de complicações e mais confortável para o paciente.

 

  • Transepitelial: o tratamento é realizado sem a remoção do epitélio e por isto tem menos efeito. Utilizado em situações especiais.

LENTES DE CONTATO

Lentes de contato convencionais

  • – Gelatinosas para ceratocone uso confortável durante o dia. Raramente deslocam, fácil adaptação e usuário deve seguir as recomendações médicas para manutenção e troca.

Lentes de contato especiais:

  • – Rígidas gás permeáveis de desenhos especiais para ceratocone permitem passagem de oxigênio pelo material da lente. Dependendo da permeabilidade do material as lentes podem ser indicadas para uso diário, prolongado, flexivel ou contínuo. Além disso são muito resistentes e duráveis.

lentes

TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Quando os sintomas são graves, o oftalmologista pode sugerir um transplante de córnea. Através desta cirurgia é substituído o tecido alterado pelo tecido corneano de um doador saudável.

Veja no vídeo ao lado uma simulação.

O especialista em córnea é quem determina a melhor técnica para cada caso. O transplante penetrante ou o transplante lamelar profundo (DALK) é menos invasivo e com menores chances de rejeições mais graves.

IMPLANTE DO ANEL

(Ative o áudio em Português clicando em CC na base do vídeo)

Implante de anel intra estromal com laser de Femtosegundo

 

Os anéis são dispositivos curvos que o oftalmologista insere na sua córnea após a criação de um túnel com laser. O anel (Ferrara ou Keraring) ajuda a tornar a acentuada curvatura da córnea mais plana e mais regular para permitir uma melhor correção da visão.

 

O uso do laser de femtosegundo para a confecção dos anéis torna o procedimento mais rápido, preciso e seguro.

  • – Anéis convencionais

  • – Anéis de arco longo e assimétricos

O diagnóstico e o tratamento do ceratocone avançaram muito nas últimas décadas, permitindo que seu portador possa levar uma vida totalmente normal.

Com ceratocone, evite coçar seus olhos, o que pode danificar seu fino tecido corneano e piorar os sintomas.

Esperamos que estas informações sejam úteis. Procure seu especialista em córnea em caso de dúvidas.

CONHEÇA NOSSOS ESPECIALISTAS

NOS SOMOS ESPECIALISTAS EM NOSSA ÁREA

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert

Especialista em Retina

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert CRM – MS 2379   Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná- UFPR Residência médica em oftalmologia- Instituto Hilton Rocha. Belo Horizonte – MG Especialização ...

Dr. Jânio Carneiro Gonçalves

Dr. Jânio Carneiro Gonçalves

Especialista em Córnea

Dr. Jânio Carneiro Gonçalves CRM-MS 1813   Membro da American Society of Cataract and Refractive Surgery Especialista em Córnea e Doenças Externas Oculares – Hospital do Servidor Público – SP ...

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert

Especialista em Córnea, Lentes de Contato, Glaucoma e Catarata

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert CRM-MS 2756   Graduação em Medicina pela Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros – MG Residência Médica no Instituto Hilton Rocha – Belo Horizonte ...

× Podemos ajudar?