Cirurgia Refrativa

CIRURGIA REFRATIVA

O que é Cirurgia Refrativa?

Cirurgia refrativa é um procedimento que dispensa a necessidade de internação, feito através de equipamento a laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura para corrigir erros refrativos.

É um processo simples e diferenciado, um dos métodos mais modernos para a correção de problemas oculares, mesmo aqueles que se apresentam em alto grau.

 

Os erros refrativos que podem ser corrigidos com essa intervenção são:

– Miopia – Hipermetropia – Astigmatismo

– Hipermetropia com Astigmatismo

– Miopia com astigmatismo – Presbiopia (vista cansada)

A cirurgia refrativa diminui a dependência de óculos ou lentes de contato, podendo inclusive dispensar seu uso, acabando com os inconvenientes que quem precisa usar óculos ou lentes de contato conhece bem.

(Ative o áudio em Português clicando em CC na base do vídeo)

Antes e Depois Laser Lasik

Neste vídeo explicamos como o procedimento de Cirurgia Refrativa pode melhorar a visão.

Quem pode fazer a cirurgia a laser

Cirurgia a laser nos olhos é segura e os seus riscos, mínimos. Mas não são todas as pessoas que podem, efetivamente, se submeter a ela.

 

O paciente deve ser maior de 18 anos, ter correção estável, ou seja, sem aumento de mais de meio grau no último ano ou um grau nos últimos dois anos e não apresentar doenças corneana.

 

– A córnea deve ter espessura que permita a remoção do material sem prejudicá-la.

– Não apresentar contraindicações nos exames pré-cirúrgicos.

– Não estar grávida ou amamentando.

– Não possuir doenças autoimunes ou sistêmicas, como o diabetes.

– O formato irregular da córnea deve ser simétrico.

– Ter o grau estável e não apresentar doenças corneanas.

Quem-pode-refrativa

Tipos de Cirurgia

Lasik

São dois os principais métodos de cirurgia de correção de grau a laser: Lasik e PRK.

 

O procedimento Lasik atua diretamente na córnea, modificando sua curvatura e permitindo uma melhora da visão. Com uma ferramenta especial, levanta uma pequena aba da parte superficial do globo ocular para aplicar o laser.

 

No método Lasik, não há dor e o paciente consegue enxergar normalmente algumas horas depois do procedimento. A claridade incomoda nos dois ou três primeiros dias da cirurgia pelo o que pode ser atenuado com uso de óculos escuros.

(Ative o áudio em Português clicando em CC na base do vídeo)

PRK

Já o PRK remove as células epiteliais, extraindo uma fina camada da córnea para fazer o procedimento sem corte.

 

A cirurgia feita pelo método PRK é mais desconfortável no início e a visão pode ficar embaçada até duas semanas após a cirurgia, com possibilidade dor nos primeiros três dias.

(Ative o áudio em Português clicando em CC na base do vídeo)

Como é feita a cirurgia refrativa a laser?

A operação é segura e rápida, sem complicações. Também é indolor, pois é aplicado no paciente um colírio potente que adormece as córneas, fazendo com que não seja sentido qualquer incomodo durante o procedimento cirúrgico.

O tempo do procedimento pode variar de acordo com o grau de correção de cada indivíduo, mas, em média, a duração é de 20 minutos para os dois olhos, variando conforme a técnica utilizada. Após a intervenção, o paciente é liberado.

 

Toda cirurgia oferece algum tipo de risco. No caso da refrativa a laser, as chances são mínimas, já que antes da operação é realizada uma avaliação detalhada com vários exames que asseguram a eficiência do procedimento. Após a cirurgia é comum o paciente sentir algum tipo de desconforto, como sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, coceira e fotofobia.

 

A recuperação dependerá de qual procedimento foi adotado para a realização da cirurgia refrativa (PRK ou LASIK), porém ambos não possuem necessidade de internação.

 

Seja qual for o método utilizado, é fundamental que o colírio indicado pelo oftalmologista seja utilizado adequadamente e que as instruções do pós-operatório sejam rigorosamente seguidas. O médico vai fornecer todas as orientações de como proceder corretamente.

 

O uso de computadores, a prática de atividades físicas, a retomada do trabalho e condução de veículos fica a critério do cirurgião, de acordo com a evolução de cada paciente.

(Ative o áudio em Português clicando em CC na base do vídeo)

Se você tiver dúvidas ou tem interesse em realizar a cirurgia ocular refrativa,

agende sua consulta com o Instituto da Visão.

Nossa equipe está pronta para atender você com um centro cirúrgico completo

para a realização desse e outros procedimentos oculares.

Estamos aguardando você.

 

CONHEÇA NOSSOS ESPECIALISTAS

NOS SOMOS ESPECIALISTAS EM NOSSA ÁREA

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert

Especialista em Retina

Dr. Alvaro Haverroth Hilgert CRM – MS 2379   Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná- UFPR Residência médica em oftalmologia- Instituto Hilton Rocha. Belo Horizonte – MG Especialização ...

Dr. Jânio Carneiro Gonçalves

Dr. Jânio Carneiro Gonçalves

Especialista em Córnea

Dr. Jânio Carneiro Gonçalves CRM-MS 1813   Membro da American Society of Cataract and Refractive Surgery Especialista em Córnea e Doenças Externas Oculares – Hospital do Servidor Público – SP ...

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert

Especialista em Córnea, Lentes de Contato, Glaucoma e Catarata

Dra. Christiana Velloso Rebello Hilgert CRM-MS 2756   Graduação em Medicina pela Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros – MG Residência Médica no Instituto Hilton Rocha – Belo Horizonte ...

× Podemos ajudar?