córnea

Córnea

O Ceratocone é uma doença degenerativa da córnea que afeta uma a cada duas mil pessoas no mundo e está relacionada, na grande maioria dos casos, a alto grau de miopia ou astigmatismo. Ocorre um aumento da curvatura da córnea associado ao afinamento dela e a formação de cicatrizes em casos mais severos.

O tratamento consiste na correção da curvatura da córnea que em casos mais simples e em sua fase inicial pode ser feita através do uso de óculos de grau. Já em fase mais avançada, é aconselhado que seja feita a correção através do uso de lentes de contato.

No passado, muitos transplantes foram feitos por conta do Ceratocone. Em casos mais graves, era apenas essa a solução para o problema. Hoje, com as novas tecnologias e o avanço da ciência, a necessidade de intervenção foi reduzida já que os resultados obtidos com os novos procedimentos são excelentes.

O Instituto da Visão, com seu corpo clínico e estrutura, oferece as melhores opções para os pacientes com Ceratocone. Para cada caso, é avaliado qual o tipo de tratamento adequado, que pode ser desde o implante de Anel de Ferrara e Keraring a Laser (consiste na colocação de um anel de acrílico dentro da cavidade ocular com a função de corrigir as deformidades causadas pelo Ceratocone) até o transplante de córnea a laser, utilizando o moderno Ziemer Z6 com tecnologia Femtosegundo, passando pelo eficiente Cross Linking Avedro, que utiliza Vitamina B2, em conjunto com raios ultravioletas para o fortalecimento e enrijecimento da córnea afetada.

Córnea e Ceratocone
Implante de Anel de Ferrara e Keraring a Laser
Cross Linking Avedro (Cross Linking Acelerado)
Lentes de contato especiais para Ceratocone
Transplante de Córnea a Laser de Femtosegundo – Ziemer Z6