Retina

Retina

Presente no fundo dos olhos, a retina é dividida em duas partes distintas: a retina central, chamada de mácula e a retina periférica. A mácula é responsável pela visão de leitura, cores e reconhecimento de detalhes, enquanto a retina periférica é responsável pelo campo visual.

Pacientes com diabetes apresentam quadros de dificuldade de coagulação, circulação e inflamações. Por ser formada por pequenos vasos, a retina é afetada em quadros diabéticos, o que pode causar o derramamento do líquido interno, a chamada hemorragia vítrea, rompimento de vasos sanguíneos no vítreo, podendo levar à cegueira.

Com o passar do tempo, pode haver a diminuição da gelatina vítrea que fica em contato com a retina, levando ao descolamento da mesma. Para cada caso, o Instituto da Visão adota um procedimento. A retina é composta por duas regiões e o tratamento depende muito da área lesionada. As cirurgias, que podem ser a laser (fotocoagulação) ou com pequenas incisões, têm ótimos resultados e alto índice de satisfação dos pacientes.

Para a correção da perda de visão, em alguns casos, são necessárias várias aplicações do laser até que o resultado seja alcançado. Por se tratar de método corretivo, é importante que exames preventivos sejam feitos periodicamente, tanto oftalmológicos como glicêmicos, afastando a necessidade da cirurgia.